Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Luxemburgia speciosa A.St.-Hil. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-02-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)+2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Roberta Hering

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Claudio Nicoletti de Fraga


Justificativa

Espécie endêmica do estado de Minas Gerais (Chacon et al., 2013), é restrita à região do Planalto da Diamantina, nos municípios de Cunha Magalhães (Serra de São Gonçalo), Serro e Milho Verde (Feres, 2001; Cardoso, 2009). Arbustos, ocorrem no domínio Cerrado (Chacon et al., 2013), em Campos Rupestres (CNCFlora, 2013). Apresenta EOO de 614,2 km², AOO de 20 km² e está sujeita a três situações de ameaça considerando suas localidades de ocorrência. A espécie é delicada, com alturas variando de 0,5 a 2 m, seus ramos são quebradiços, sendo sensível ao pisoteio, de forma que a pecuária representa uma ameaça local para ela. Além disso, a mineração, base da economia dos municípios da região de Diamantina (IBGE, 2013), também configura uma relevante ameaça à área de distribuição da espécie. Tais atividades resultam em um declínio contínuo da EOO, AOO, qualidade do hábitat e subpopulações, o que ressalta a necessidade de investimentos no controle e monitoramento das ameaças incidentes, a fim de evitar que o táxon seja categorizado em um grau de risco mais severo em um futuro próximo. Além disso, há uma necessidade premente de elaborar e implementar um plano de ação para a conservação da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Luxemburgia speciosa A.St.-Hil.;

Família: Ochnaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Pl. Rem. Bres. 333.

Distribuição

Endêmica do estado de Minas Gerais (Chacon et al., 2013), é encontrada nos municípios de Couto Magalhães, Serra de São Gonçalo; Serro e Milho Verde (Cardoso, 2009).

Ecologia

Arbusto perene, com 50 cm a 2 m de altura, ocorre no Cerrado em Campos Rupestres do Planalto de Diamantina, Minas Gerais (Chacon et al., 2013).

Reprodução

Encontrada com flores de dezembro a março e com frutos em março (Cardoso, 2009).

Ameaças

2.3 Livestock farming & ranching
Incidência local
Severidade high
Detalhes A espécies é ameaçada por pisoteido de gado na região de Diamantina (Nicoletti, com. pess.)

3.2 Mining & quarrying
Incidência local
Severidade high
Detalhes O município de Couto de Magalhães, em Minas Gerais, teve como principal atividade econômica a mineração durante a ocupação de seu territorio no período colonial (IBGE, 2013).

Referências

Como citar

CNCFlora. Luxemburgia speciosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Luxemburgia speciosa>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 01/12/2014 - 12:42:29